Pollock | Quadros | Réplicas | Posters | Reproduções | Canvas

Paul Jackson Pollock nasceu em 28 de janeiro de 1912 e morreu em 11 de agosto de 1956. Foi um pintor americano e uma figura importante no expressionista abstrato movimento.

Ele foi amplamente notado por sua técnica de derramar ou espirrar tinta líquida doméstica em uma superfície horizontal ('técnica de gotejamento'), permitindo-lhe ver e pintar suas telas de todos os ângulos. Ele também foi chamado de 'action painting', já que ele usava a força de todo o seu corpo para pintar, muitas vezes em um estilo de dança frenético. Essa forma extrema de abstração dividiu os críticos: alguns elogiaram o imediatismo e a fluência da criação, enquanto outros ridicularizaram os efeitos aleatórios. Em 2016, a pintura de Pollock, intitulada Número 17A, teria custado US $ 200 milhões em uma compra particular.

Personalidade reclusa e volátil, Pollock lutou contra o alcoolismo durante a maior parte de sua vida. Em 1945, ele se casou com a artista Lee Krasner, que se tornou uma influência importante em sua carreira e em seu legado. 

Pollock morreu aos 44 anos em um acidente de carro com álcool, quando estava dirigindo. 

Em dezembro de 1956, quatro meses após sua morte, recebeu uma exposição retrospectiva no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York. Uma exposição maior e mais abrangente de seu trabalho foi realizada em 1967. Em 1998 e 1999, seu trabalho foi homenageado com exposições retrospectivas em grande escala no MoMA e no The Tate em Londres

whatsapp logo.png