Henri Émile Benoît Matisse nasceu em 31 de dezembro de 1869 e morreu em 3 de novembro de 1954. Foi um artista francês, conhecido tanto por seu uso da cor como por sua habilidade de desenho fluido e original. Ele foi desenhista , gravador e escultor , mas é conhecido principalmente como pintor. 

Matisse é comumente considerado, juntamente com Pablo Picasso , como um dos artistas que melhor ajudou a definir os desenvolvimentos revolucionários nas artes visuais ao longo das primeiras décadas do século XX, responsável por desenvolvimentos significativos na pintura e escultura.

O intenso colorismo das obras que pintou entre 1900 e 1905 trouxe-lhe notoriedade como um dos fauves (feras selvagens). Muitos de seus melhores trabalhos foram criados na década de 1906, quando desenvolveu um estilo rigoroso que enfatizava formas achatadas e padrões decorativos. 

Em 1917, ele se mudou para um subúrbio de Nice, na Riviera Francesa , e o estilo mais relaxado de seu trabalho durante a década de 1920 lhe valeu aclamação da crítica como defensor da tradição clássica na pintura francesa. 

Após 1930, ele adotou uma simplificação mais ousada da forma. Quando a falta de saúde em seus últimos anos o impediu de pintar, ele criou um importante corpo de trabalho no meio da colagem de papel cortado.

Seu domínio da linguagem expressiva da cor e do desenho, exibido em um corpo de trabalho que durou mais de meio século, lhe rendeu reconhecimento como uma figura de destaque na arte moderna.

CNPJ: 14639657/0001-08

Dúvidas?  (11) 98747-5647

portal@portaldearte.com.br

whatsapp logo.png