Benedito Calixto | Quadros | Réplicas | Posters | Reproduções |Canvas

Benedito Calixto de Jesus nasceu em Itanhaém 14 de outubro de 1853 e faleceu em São Paulo 31 de maio de 1927) foi um pintordesenhistafotógrafoprofessorhistoriadordecoradorcartógrafo e astrônomo amador brasileiro e é considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX.

O artista manifestou interesse pela pintura desde muito jovem. Em 1881 foi morar em Santos, cidade que lhe serviu de inspiração para vários quadros. Seu trabalho causou muito entusiasmo que a elite da cidade concedeu uma bolsa para que aprimorasse seus conhecimentos em Paris

Benedito Calixto foi pintor de paisagens, marinhas, costumes populares, cenas históricas e religiosas. Considerado pintor de história e religioso, gêneros nos quais deixou produção abundante, suas obras de cenas portuárias e litorâneas o consagraram como artista. Dedicado a temas históricos e a paisagens, suas telas são registros raros de cenas e eventos marcantes do passado do litoral paulista, bem como de vistas urbanas e de marinhas à época em que viveu. Além da pintura e da fotografia, Calixto se desenvolveu na palavra escrita. O artista escreveu e publicou vários artigos e livros.

Produziu obras importantes para vários museus, entre eles o Museu Paulista, em São Paulo, para inúmeras igrejas em todo o país, associações, fundações, instituições. Além da pintura se revelou-se como historiador, escritor e fotógrafo. Como historiador, resgatou a existência da então ignorada Capitania de Itanhaém, assim como sua importância na história da exploração e colonização do interior do Brasil, raças a minuciosas pesquisas a a documentos seculares esquecidos em ItanhaémSão Vicente e São Paulo.

CNPJ: 14639657/0001-08

Dúvidas?  (11) 98747-5647

portal@portaldearte.com.br

whatsapp logo.png